De acordo com os fundamentos astrológicos, o Centauro é um signo masculino, da triplicidade do Fogo. Áries, Leão e Sagitário formam essa triplicidade que tem natureza quente e seca, ou seja, tem o temperamento colérico e é ativo, expansivo e impetuoso.
É um signo do final de uma estação, e assim como os outros três (Gêmeos, Virgem e Peixes) tem a qualidade Mutável ou Dupla, tendo uma natureza dual, no caso, meio cavalo meio humano, mostrando que são flexíveis e adaptáveis.
Sagitário tem Júpiter como regente.
Júpiter é o planeta chamado de "Grande benéfico" pois reúne as duas qualidades primitivas para geração de vida: é quente e úmido.
Júpiter (ou Zeus) é o senhor do céu, pai dos deuses, portador do raio, senhor da justiça e das leis.
Ele tem relação com assuntos filosóficos, morais, éticos, com o conhecimento e a Verdade, figuras de ensino, da religiosidade e juízes.
Filho de Saturno, foi o único que não foi devorado por ele, foi levado para longe, criado na ilha de Creta e alimentado pela cabra Amaltéia. Na idade adulta voltou para destronar seu pai e libertar seus irmãos que foram engolidos.
Júpiter o pai de muitos filhos. Como ressaltou o acadêmico alemão em seu livro Religião Grega, "mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como Pai, e todos os deuses se põem de pé diante de sua presença”.
Sagitário é um signo do final do outono no hemisfério norte. Depois do início da diminuição da luz solar (Libra), do final da colheita e do apodrecimento dos frutos no período anterior (Escorpião), o que fica, o que permanece é tudo aquilo que não é material como o conhecimento, a sabedoria, o fogo espiritual.
Sagitário não tem visão mas tem a mira e o arco. Otimista, “enquanto tem bambu, tem flecha”. Sagitário vai de um lugar a outro como suas flechas. Para ele não existe cercas e barreiras. O mundo é pequeno diante de toda vontade que se tem em conhecer, caminhar, da energia que corre nas veias pedindo por aventuras e conquistas. O céu, o horizonte não são o limite.
O Centauro é aquele tem a porção instintiva e a porção humana, a força corporal e o intelecto, a selvageria e a civilidade. Existe um empenho para dominar certas forças pois depois que se desbrava o mundo, há que se ir para o mundo interior, conhecendo a si mesmo e buscando a elevação do espírito.
Ana Karina Lunelli
Terapeuta Integrativa e Astróloga
Atendimentos online: contato@anakarinalunelli.com.br
Instagram: www.instagam.com/anakarinalunelli
Facebook: www.facebook.com/anakarinalunelli
Twitter: www.twitter.com/AstroseAromas