Quando os Luminares se encontram (Lua-Sol) a cada 29 dias (em média) dizemos que uma nova Lunação começou.
A Astrologia é o tempo em movimento, a Lunação o ciclo entre os Luminares. Todo ciclo tem seu inicio, ápice e finalização, nesse caso: Lua-Sol juntos (lua nova), Lua-Sol a 90 graus (lua crescente - quadratura), Lua-Sol a 180 graus (lua cheia - oposição) e Lua-Sol a 90 graus (lua minguante - quadratura) e depois novamente os dois se encontram reiniciando o ciclo.
Sagitário é um signo masculino e do elemento fogo (pois é quente e seco), sendo arrojado, impetuoso, animado.
A época de Sagitário é o final do outono no hemisfério norte, as folhas já caíram, a energia vital dos seres vivos está dentro, no interior. Na conexão consigo e com o divino, poder acreditar, ver o horizonte e mirar o futuro, manter a fé para atravessar o inverno. Passar por ele em determinadas partes do mundo é uma grande aventura, mas o Centauro com tanta energia armazenada, o que não falta é disposição e também a força de cem cavalos.
Signos do final de uma estação tem ritmo mutável, ou seja, são flexíveis, maleáveis, adaptáveis. Em Sagitário, o fogo se alastra. Infla, estimula os que estão ao seu redor a confiar, a seguir em frente, é um ser duplo (metade homem / metade cavalo) que é incansável. E essa duplicidade o faz ora ser bárbaro ora ser civilizado. É um ser que transita pela urbe aprendendo, ensinando, compartilhando mas que tem vontade de buscar novos territórios, adentrar em outras culturas, muitas vezes se apoderando. O Centauro é conquistador e catequizador também. As suas verdades precisam peregrinar pelo mundo, só assim ele se sente realizado.
Hoje depois da Lua se encontrar com o Sol, encontrou com Saturno na última conjunção nesse signo pois o Senhor do Tempo após 2 anos em Sagitário se despede e depois de amanhã chegará a sua morada noturna, Capricórnio.
E todos nós sabemos o cansaço que nos encontramos após vivenciar dia após dia de injustiças, falta de valores, princípios, ética, de conhecimento e respeito com a diversidade.
Todo dia foi um 7x1, teve stress, conflitos por "opiniões diversas". Muros e mais muros foram construídos como forma de proteção pelo medo que foi instalado sobre o mundo sobre políticas, pensamentos, verdades.
A ignorância gera medo e violência e é isso que vivemos hoje, resultado da falta de abertura, diálogo, compreensão, maturidade. Rever conceitos e posturas doí e maioria não quer ter esse "trabalho" e fica na zona de conforto. O Centauro que expande e amplia fronteiras se sentiu preso em suas limitações.
Mas como o tempo não para, a Lua já caminhou para Capricórnio, signo onde tem seu exílio, e aqui nos resta persistir.
A Lua longe de casa (Capricórnio) se vê desamparada mas olha pra Marte em Escorpião por sextil. Marte também se exalta no signo que a Lua está. Mesmo sozinho e cansado ainda tem algumas armas pra ajudar a batalhar pra encontrar e construir um lugar seguro. No fundo, bem fundo, o que se deseja, o que se sonha é com o dia que poderemos viver sem elas. Conseguir soltar, descansar, se libertar do que nos angustia e nos aprisiona.
[Dia da Lua / Hora de Marte]
Ana Karina Lunelli
Astróloga
Email: contato@anakarinalunelli.com.br
Facebook: www.facebook.com/anakarinalunelli
Twitter: www.twitter.com/AstroseAromas