
Fala o hino homérico a Hermes: "Nascido ao alvorecer, ao meio dia tocava cítara e ao entardecer furtou bois do arqueiro Apolo (seu irmão). No quarto dia da primeira parte Maia augusta o pariu. E tão logo saiu do seio imortal da mãe, não ficou muito tempo em repouso no sagrado berço". (vv. 17-21)
O tempo dos deuses não é igual ao dos mortais, mas vemos que em pouco tempo Mercúrio mostrou esperteza, traquinagem, agilidade, habilidade e inteligência.
No episódio do furto, Apolo, versado em adivinhações, descobriu a identidade do astucioso ladrão. Ao se queixar do roubo, a mãe negou, apontando-lhe a criança enfaixada e quieta na cesta. Mas Apolo viu o couro dos animais sacrificados, não teve mais dúvidas e apelou a Zeus. Este interrogou o filho, que persistiu na negativa, mas acabou por ceder e ser obrigado a prometer que nunca mais faltaria com a verdade - fazendo a ressalva de que não se obrigaria a dizer a verdade por inteiro. Zeus, o pai dos dois, decide perdoá-lo, elogia e acha seu filho caçula muito precoce e engraçado.
Apolo encantou-se, porém, com o som da lira e acabou por trocar o rebanho furtado pelo novo instrumento.
Os irmãos fazem as pazes, Apolo fica lira dada pelo irmão Hermes/Mercúrio e Apolo dá a cítara ao caçula.
Outra troca feita pelos irmãos é a siringe, o cajado de ouro e o dom da adivinhação. Apolo assentiu e o caduceu de ouro passou a figurar entre os atributos de Hermes, que também se tornou patrono da arte divinatória por meio de seixos.
Mercúrio é o deus da astúcia, da mente, interpretador e tradutor, deus das trocas, do comércio, da boa lábia, protetor dos viajantes, é o deus das estradas e das encruzilhadas, guardião dos caminhos. Deus da magia, da divinação, dos ladrões, das invenções e da ginástica. Era um dos únicos deuses que transitava entre o Olimpo e o Hades pois é o mensageiro entre os mundos e condutor de almas da terra para o submundo.
A Lua está em Aquário ♒️ e faz trígono com o Sol em Gêmeos e com Saturno em Sagitário, ambos que amanhã estarão em oposição partil.
O dia diversifica as idéias, usa da perspicácia e da comunicação pra levar boas novas, levar esperança de dias melhores pra comunidade.
Mas o futuro não se faz só no plano mental, tem muito muro de intolerância pra ser derrubado, esse é o primeiro passo da nossa lição. Liberdade, igualdade e fraternidade acontece sem barreiras, sem ignorância, sem princípios e crenças que se baseiem em superioridade e privilégios.
Sem muros o conhecimento flui, chega em todo lugar.
O tempo está dando essa oportunidade para avancemos a favor do progresso.
Boa tarde e ótimo feriado a todos!
[Dia de Mercúrio / Hora de Júpiter]
Ana Karina Lunelli
Astróloga
Email: contato@anakarinalunelli.com.br
Facebook: www.facebook.com/anakarinalunelli
Twitter: www.twitter.com/AstroseAromas
Referências: Junito de Souza Brandão, Dicionário Mítico-Etimológico da Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 2000
Imagem: Hermes, Athenian red-figure lekythos C5th B.C., Metropolitan Museum of Art